+351 216 036 696
info@3dfactory.pt
0
Sem produtos no carrinho

Exposição com réplicas táteis chega ao Mosteiro de Alcobaça

3D Factory > Notícias > Eventos > Exposição com réplicas táteis chega ao Mosteiro de Alcobaça

Exposição com réplicas táteis chega ao Mosteiro de Alcobaça

Posted by: adm3df
Categoria: Eventos, Impressão 3D

 

Na 3D Factory desenvolvemos as réplicas táteis das laterais do túmulo do rei D.Dinis e do Infante em impressão 2D ½ que integram a exposição sobre a história do restauro deste património desenvolvida pela DGPC (Direção Geral do Património Cultural), presente no Mosteiro de Alcobaça.

Foram semanas de trabalho intensivo, que incluiu a preparação dos modelos para impressão, a impressão e pós-produção em PLA e a pintura artística que garante a aproximação às peças originais que se encontram no Mosteiro de Odivelas.

Com este projeto reforçamos, na 3D Factory, a nossa relação e total envolvimento com a museologia e o património cultural.

A curadoria da exposição optou por apresentar as peças de diversas formas, estando duas suportadas na vertical acopladas a uma reprodução fotográfica e uma outra colocada horizontalmente.

A técnica e os materiais utilizados garantem uma grande longevidade das peças que vão realizar em conjunto com os restantes elementos da exposição um circuito de itinerância nacional.

       

Um aspeto curioso por detrás da história da localização dos túmulos é a circunstância de D. Dinis ter sido sepultado separado da Rainha Santa e no Mosteiro de Odivelas, projeto apadrinhado pelo rei desde o seu início. D.Isabel demonstrou a sua vontade em testamento de ser tumulada no Mosteiro de Santa Clara, onde passou os seus últimos anos. Nesta exposição levamos as réplicas do tumulo de D.Dinis a visitar o túmulo de D.Isabel.

Outro ponto interessante é o mistério que subjaz à identidade do “Infante”. Inicialmente e, durante a maior parte do século XIX, havia a crença que quem estaria sepultado junto ao rei seria a sua filha ilegítima, Maria Afonso. Só mais recentemente, Gloria Vario veio defender, na sua tese de doutoramento, que quem estaria tumulado com o rei seria o seu neto D.Dinis, assumindo-se esta tese como facto.

A exposição encontra-se presente até ao próximo dia 23 de setembro, no Dormitório dos Monges do Mosteiro de Alcobaça.

 

 

Author: adm3df